Cidades

Arte no Projeto Educacional do Colégio Sagrado Coração de Jesus em Varre Sai – RJ

teatro varre sai 1

De um sonho da professora e atriz Margareth Vargas a realidade. Levar os jovens a refletirem sobre problemas sociais que atingem as famílias, desenvolvendo um programa que ajuda na formação cidadã dos alunos. Atendendo aos pedidos dos alunos a atriz resolveu preparar debates voltados a temas de embate social. E começou com debate sobre o problema do alcoolismo com um alto índice na cidade.

– O tema: alcoolismo surgiu como ponto de partida. Para que mais à frente, eles possam viver personagens com essa realidade. Pois será um desafio novo. A pedido dos alunos que resolvi apresentar o monologo Vício que escraviza e virtude que liberta. Onde pisei no palco com o personagem João Déba (uma caricatura) em homenagem ao meu pai, que teve a vida interrompida em conseqüência do alcoolismo. Um problema social grave, que necessita ser tratado com responsabilidade e misericórdia. Na peça apresentada aos adolescentes do Ensino Médio no Colégio Coração de Jesus, a comédia e o drama estiveram de mãos dadas com o objetivo de conscientizar os jovens. Ao final do monólogo, o meu testemunho como filha. Onde retratei os desafios, a dor e a necessidade de continuar seguindo, após a perda traumática do meu pai. Por fim, a trajetória na Arte Cênica, a porta aberta para ter enfrentado a vida após a orfandade. Por isso costumo dizer sempre: O teatro para mim é a alegria que nasceu na dor. – relata a atriz.

O projeto no Colégio Coração de Jesus através do Teatro tem como principal objetivo: formar cidadãos comprometidos e conscientes de sua importância na construção do enfrentamento de um dos maiores problemas sociais município. – Em Varre Daí temos uma parcela significativa de pessoas vitimizadas pelo alcoolismo. Inúmeras famílias que sofrem a dura realidade do alcoolismo. O Teatro é porta voz dessa consciência e um alerta. Os alunos então conhecem de perto essa realidade e se empenham com o trabalho solidário através de informações e da mensagem que o Teatro transmite. – disse Margareth.

– Uma peça atrás da outra, onde a mensagem do evangelho que é sempre muito atual ao que a sociedade vivência. –

A atriz e professora fala da peça Paixão de Cristo que foi um momento memorável para os alunos do Colégio Coração de Jesus, para as suas famílias e à platéia que lotou a rua onde a peça aconteceu. Os varresaienses que nos prestigiaram nos trouxe a chama da motivação para continuarmos com o projeto de evangelizar através da Arte.

Um trabalho reconhecido pela sociedade. O cantor Toni Rampazzio fala da atriz e de seu trabalho voltado a educação e a evangelização. Toni destaca as qualidades da atriz e educadora e o compromisso cidadão.

– Margareth é uma atriz completa, pessoa com uma ímpar sensibilidade, se entrega totalmente e com bastante afinco aos desafios. Ela é um exemplo de pessoa aberta ao mundo da arte, traz no olhar a paixão pelo teatro. Margareth para mim, é exemplo de humildade, carisma e grandiosidade. Sim, ela é isso tudo e muito mais. – destaca Toni Rampazzio.

– Bom, quero por meio deste dizer que me senti muito comovido com tal peça de teatro, não apenas pela ótima interpretação de Margareth, mas também pela história de vida de João Deba, no qual por parte me identifiquei;

Fiquei também muito surpreso, pois o que era uma simples brincadeira ao seus 14 anos se tornou um gravíssimo problema que abriu meus olhos imediatamente para com minhas ações ,e o que poderia se tornar um hábito ser eliminado ou reduzido desde já, e por último parabenizo mais uma vez Margareth por proporcionar esse momento de Arte e informação. – Gabriel Bovi Tostes da Silva, 14 anos.

Por Ricardo Gomes

ACESSOS AO SITE

contador gratuito

PATROCINADORES

user_1331437033

Unidas Farma Padrão Transmania telecom-banner Spesse e Guty Guty Sem título-1 radio28849_1439401703 Panfleto_15x21_HYG_CURVAS padaria Logo_Performa Italva - RJ ÚNICA 2016 IMG_20161124_133658.jpg.opt464x249o0,0s464x249 download download (1) domingos_manutencao crbst_tony_lar_logo cartao fundo pretoaltaresolucao 20767835_1924184521176462_975579014721093688_n 00b49c416b24dd6eacbb598f9b712507_400x400